INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB

Curso: Introdução Ao Desenvolvimento De Sistemas Web
Turno/Horário: Sextas - 8h30 às 11h30 e 12h30 às 15h30
Período: 26/05/2023 a 16/06/2023
Professor (a): Prof. Frederico Durão (IC/UFBA).

Informações e Inscrição em:

bit.ly/tomorrow-ufba

EMENTA:

Evolução da Programação para Web; O protocolo HTTP; Linguagens de Programação para Web e Desenvolvimento Web; Arquitetura de Sistemas Web; Servidores Web/Servidores de Aplicação; HTML, CSS e JavaScript.

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO:

O curso é voltado para pessoas com interesse em iniciar seus estudos na área da Desenvolvimento Web ou adquirir melhor fundamentação sobre conceitos e ferramentas essenciais para seus desenvolvimento na área. O curso tem caráter introdutório e além dos conceitos que permeiam a área de Desenvolvimento Web, também aprenderemos sobre as principais linguagens HTML, CSS e JavaScript. Não é necessário nenhum conhecimento prévio na área, mas qualquer conhecimento de programação pode ser um diferencial, embora não seja. Ao longo do curso, todos terão condições de realizar exercícios e criar páginas Web através de atividades em salas de aula.

POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO:

Bem-vindo à Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas Web. No curso teremos uma introdução aos principais conceitos que permeiam o Desenvolvimento Web e práticas laboratoriais de HTML, CSS, JavaScript, Frameworks e Servidores Web. Esse conhecimento é fundamental para aqueles que possuem pouco ou nenhum conhecimento em Desenvolvimento Web, e serve como requisito essencial para aqueles que desejem se especializar em tecnologias de desenvolvimento web avançado.

OBJETIVOS

Apresentar as teorias que fundamentam o desenvolvimento Web e sua importância para os Sistemas de Informação.

Objetivos Específicos:

• Capacitar os alunos com tecnologias introdutórias no desenvolvimento de aplicações Web.
  • Capacitar o aluno no aprendizado dos conceitos introdutórios de desenvolvimento web.
  • Capacitar o aluno na programação de tecnologias básicas no desenvolvimento web.
  • Capacitar o aluno na utilização de tecnologias web.

Prof. Frederico Durão realizou seu pós-doutorado no Insight Centre for Data Analysis da University College Cork, Irlanda, nos anos de 2016 e 2017. Em 2012, obteve seu PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Aalborg, Dinamarca. Antes, Frederico Durão obteve seu Bacharelado em Ciência da Computação na Faculdade Ruy Barbosa em 2004 e seu mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco em 2008. De 2005 até 2008 Frederico Durão trabalhou como cientista pesquisador em reutilização de software no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), onde participou de vários projetos industriais voltados tanto para a comunidade científica quanto para a indústria. Em 2008, Frederico Durão tornou-se membro do grupo Web Inteligente e Sistemas de Informação (IWIS) no Departamento de Informática da Universidade de Aalborg, onde realizou uma pesquisa sobre as estratégias e algoritmos para personalização na Web. Atualmente, Frederico Durão é líder do grupo de pesquisa RECSYS Research Group e professor do quadro permanente da Universidade Federal da Bahia onde leciona e participa de atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Sistemas de Recuperação e Desenvolvimento Web.