CURSOS DE CAPACITAÇÃO - INSCRIÇÕES ABERTAS - OUTUBRO/2023

O Instituto de Computação da UFBA busca contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Bahia, potencializando carreiras para atender a demandas da sociedade. Assim, o IC promove um programa de capacitação em TIC, com o oferecimento de cursos gratuitos, com carga horária de 30 horas (e emissão de certificado), realizados na modalidade remota.

Neste mês de Outubro/2023 os cursos serão realizados virtualmente (consulte mais informações abaixo)

A próxima etapa do programa de capacitação em TICs abre inscriçõesaté o dia 12 de Outubro para os 2 cursos, descritos a seguir, ministrados por professores e professoras com ampla experiência em suas áreas de atuação.

As aulas iniciam a partir do dia 16 de Outubro de 2023.

Prof. Eduardo Almeida (IC/UFBA)

Data/Hora: Terça à Sexta | 9:00h às 12:00h

Modalidade: Online

Período: 17/Out a 27/Out

Ementa: Fundamentos de Design Thinking; Processo de Design Thinking; Entendimento das Necessidades dos Clientes e Desenvolvimento de Soluções; Prototipação, teste e avaliação de conceitos e ideias; Projeto prático para desenvolvimento de um produto inovador utilizando os principais conceitos e ferramentas de Design Thinking.

Pré-requisito: Sem Pré requisitos

Prof. Ivan Machado (IC/UFBA)

Data/Hora: Segunda à Sábado| 8h às 12h

Modalidade: Online

Período: 16/Out a 21/Out

Ementa: Introdução às Metodologias Ágeis; Visão geral das metodologias ágeis: Scrum, Kanban, XP, entre outras; Princípios e valores ágeis; Comparação com abordagens tradicionais de gerenciamento de projetos.; Encontro 2: Estruturas e Papéis em Metodologias Ágeis; Papéis em Scrum: Scrum Master, Product Owner, Equipe de Desenvolvimento; Estruturas de reuniões e cerimônias; Fluxo de trabalho em Kanban e XP, Planejamento e Priorização; Elaboração e gerenciamento de backlog; Estimativas ágeis: Planning Poker, Story Points, etc; Priorização baseada em valor de negócio; Execução de Projetos Ágeis; Sprints e iterações; Gerenciamento visual do trabalho; Monitoramento e controle de projetos ágeis; Qualidade e Testes; Integração contínua e entrega contínua; Técnicas de testes ágeis; Garantia de qualidade em equipes ágeis; Colaboração e Melhoria Contínua; Comunicação eficaz em equipes ágeis; Colaboração multidisciplinar; Resolução de conflitos em ambientes ágeis; Retrospectivas ágeis; Ciclo de melhoria contínua; Implementação de feedback.

Pré-requisito: Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de desenvolvimento de software e que buscam aprimorar suas habilidades de gestão de projetos e processos

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas.

OBS.: Os cursos online, acontecerão nos dias e horários programados e as aulas não ficarão gravadas.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes universitários
  • Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:

Faça a sua inscrição através do link https://bit.ly/ufba-tomorrow-outubro-form-2

*É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula*

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:

Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:

Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: