Curso: Criando seu chatbot: projeto de chatbots para aplicações comerciais
Carga Horária: 30h
Modalidade: Presencial
Turno/Horário: Sábado | 08h às 18h
Período: 14/06/2025 a 12/07/2025
Professor(a): Marlo Vieira dos Santos e Souza
Informações em: https://bit.ly/tomorrow-inscricoes-junho-2025
Inscrição em: https://tomorrow.app.ic.ufba.br/
NÍVEL DO CURSO
Intermediário
OBJETIVOS DO CURSO
Permitir a criação de chatbots simples e eficazes, mesmo sem conhecimentos avançados de computação.
QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?
O curso é voltado para pessoas com pouca ou nenhuma experiência de programação interessadas em desenvolver chatbots e agentes conversacionais para aplicações comerciais. Discutiremos técnicas e ferramentas para o projeto e implantação de chatbots para empresas, usando regras, diagramas de conversação e técnicas baseadas em Inteligência Artificial. Assim, o curso é adequado a profissionais de marketing que desejam melhorar suas habilidades e aprender a criar chatbots para interagir com os clientes em sites e mídias sociais, empreendedores que desejam implementar chatbots em seus negócios para melhorar o atendimento ao cliente, economizar tempo e aumentar a eficiência, estudantes que desejam adquirir habilidades práticas em chatbots e tecnologia de IA, ou qualquer pessoa que tenha interesse em entender o mundo dos chatbots e como eles podem ser criados para diversas finalidade
POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO?
Chatbots (ou agentes conversacionais) são ferramentas essenciais para o atendimento ao público e funcionam como interface de obtenção de dados para otimizar o atendimento e resolução de problemas, garantindo eficiência e menor tempo de resposta ao usuário. Assim, a utilização dessas ferramentas pode ser um diferencial para o negócio de uma pequena e média empresa. A criação de chatbots efetivos para áreas diversas, entretanto, necessita de profissionais capazes de integrar as tecnologias existentes com o conhecimento do domínio ou do negócio, que permita o projeto de um fluxo efetivo de comunicação. A capacidade de criar chatbots está se tornando uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, especialmente em áreas como marketing, atendimento ao cliente e tecnologia, dessa forma a participação no curso pode: aumentar as oportunidades de emprego; permitir a automatização tarefas repetitivas, economizando tempo e recursos; usar chatbots para inovar seus modelos de negócios, oferecendo um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes; criar chatbots personalizados de acordo com suas necessidades específicas ou das empresas em que trabalha.
EMENTA
O curso abrange, inicialmente, uma introdução aos chatbots, explicando o que são, sua importância no cenário atual e os principais casos de uso e tipos existentes. Em seguida, será abordado o planejamento e o design de chatbots, com foco na definição de objetivos, identificação do público-alvo, criação de personas e desenvolvimento de fluxos de diálogo eficientes. O curso também incluirá a construção de chatbots sem a necessidade de codificação, utilizando plataformas no-code, além da criação de respostas automáticas e condicionais, e da integração dos chatbots com mídias sociais e sites.
Outro tema explorado será a introdução ao Processamento de Linguagem Natural (PLN), apresentando os conceitos básicos dessa tecnologia aplicada à comunicação com os usuários. Por fim, o curso abordará as etapas de implantação e melhoria contínua dos chatbots, incluindo o monitoramento, a análise de desempenho e a aplicação de estratégias para o aperfeiçoamento contínuo dessas soluções.
SOBRE O PROFESSOR
Marlo Souza é professor adjunto do Departamento de Computação Interdisciplinar do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia trabalhando nas áreas de Teoria da Computação e Inteligência Artificial e participa do PGCOMP como professor permanente orientando trabalhos de mestrado e doutorado nas linhas de Computação Teórica e Aplicada, com foco em Lógica, Processamento de Linguagem Natural e Computação e Educação. Participa dos grupos de pesquisa FORMAS, Onda Digital e ToLOCA com trabalhos em: Extração de Informação em Língua Portuguesa, Revisão de Crenças e Raciocínio Não-monotônico, Lógicas Dinâmicas, Formação de Professores em Computação