INFO
Curso: Ciência de Dados para Iniciantes
Carga Horária: 30h
Turno/Horário: Sábados - 9h às 12h e das 14h às 17h
Período: 05/08/23 a 26/08/23
Professor (a): Prof. Ricardo Rios (IC/UFBA)
Informações e Inscrição em:
Aprovados: Clique aqui para acessar os aprovados
NÍVEL DO CURSO
Básico/Introdutório
OBJETIVOS DO CURSO
O objetivo geral do curso é apresentar os conceitos fundamentais da área de Ciência de Dados.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os fundamentos de gerência de dados;
- Discutir questões éticas e a legislação atual;
- Conhecer a infraestrutura geral para coleta e armazenamento de dados;
- Utilizar ferramentas de apoio à análise de dados;
- Introdução à Inteligência Artificial
QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?
O curso é recomendado para todos que têm interesse em conhecer a área de Ciência de Dados. Não é preciso ter formação na área de Computação.
PRÉ-REQUISITO OBRIGATÓRIO:
Não possui.
POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO?
A área de Ciência de Dados (CD) tem atraído a atenção de pesquisadores e profissionais do mercado de trabalho que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento para transformar dados em informação relevante para tomada de decisão. Atualmente, a CD tem se apresentado como um poderoso ferramental de apoio a pesquisas científicas e empresas têm encontrado dificuldade para contratar profissionais com essa competência. Neste curso, os alunos aprenderão conceitos introdutórios de Gerência de Dados, Infraestrutura, Ética, Legislação, Ferramentas essenciais e Inteligência Artificial. O curso foi planejado para fornecer os fundamentos de Ciência de Dados para um público que visa conhecer a área, mesmo sem ter uma formação na área de Computação e tecnologia em geral.
EMENTA
- Introdução e motivação para o uso de ciência de dados; aspectos legais: ética e legislação;
- Infraestrutura para coleta e armazenamento de dados;
- Ferramentas essenciais para extração de informações a partir de conjunto de dados;
- Introdução à Inteligência Artificial e ao Aprendizado de Máquina.
SOBRE O PROFESSOR
Ricardo Rios é professor adjunto do Instituto de Computação e pesquisador na área de Inteligência Artificial, atuando em temas como Aprendizado de Máquina, Redes Neurais Profundas e Ciência de Dados. Atualmente, Ricardo coordena o grupo de pesquisa CINO (Computational Intelligence and Optimization Research Lab). Em colaboração com pesquisadores da academia e indústria, Ricardo tem buscado resolver problemas em diferentes aplicações reais nas áreas de Medicina, Vulcanologia, Transporte Público e Biodiversidade. Além de publicar diversos artigos nessas áreas, Ricardo é editor da revista científica Expert Systems with Applications (Elsevier). Ricardo é pesquisador associado do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEMEAI/USP) e do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (SENAI/CIMATEC), e orientador do MBA em IA e Big Data do ICMC/USP. Em 2022, Ricardo recebeu o prêmio Google Latin American Research Awards por seu trabalho com modelagem e monitoramento da Biodiversidade Brasileira.