Capacitação em SQL para Análise de Dados

Modalidade: Online

Turno/Horário: Sextas| 9h às 16:30h

Período: 10/11/23 a 01/12/23

Professor (a): Ernando Passos (IFBA)

Informações e Inscrição em:

Inscrição Aqui!

Básico/Introdutório

Capacitar os alunos a projetar, implementar e gerenciar sistemas de armazenamento de dados. Isso inclui a compreensão da estruturação de informações e o uso de SQL para consultas e análises de dados.

Iniciantes na área de programação/desenvolvimento de softwares com interesse em compreender aspectos envolvidos na Modelagem de Banco de Dados relacional, criação de projetos, consultas e análise de dados na linguagem SQL.

Aprender modelagem de banco de dados e a linguagem SQL é essencial para desenvolvedores e profissionais de TI. A Modelagem cria a estrutura para armazenar dados, enquanto SQL permite a manipulação e recuperação das informações. Essas habilidades são fundamentais para a aplicabilidade em diversos sistemas computacionais que necessitam de armazenamento persistente.

• Componentes de sistemas de bancos de dados. Modelagem conceitual, Modelagem Lógica. Modelo relacional. Ferramentas computacionais para modelagem de Banco de Dados. Boas práticas em Modelagem de Banco de Dados e Normalização. Comandos de definição e manipulação de dados. Consultas simples e avançadas em SQL. Programação de gatilhos (triggers) e funções em SQL.

Ernando Batista é formado em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012), possui também graduação em Engenharia de Computação pela mesma universidade (2015) e concluiu o Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente, encontra-se no programa de doutorado em Ciência da Computação na UFBA, onde se dedica à pesquisa e participa de projetos relacionados às áreas de Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina. Desde 2018, Ernando Batista exerce a função de professor do ensino técnico e superior no Instituto Federal da Bahia. Através de suas experiências, ele busca contribuir como docente nos cursos de capacitação do projeto Tomorrow.