Capacitação em Introdução à Segurança de Redes

Modalidade: Online

Turno/Horário: Segunda a Quinta | 8:00h às 11:00h

Período: 04/Dez a 14/Dez

Professor (a): Bruno Pereira (IC/UFBA)

Informações em:

Inscrição em:

Básico/Introdutório

Proporcionar uma introdução a redes de computadores e segurança.

Abordar as funcionalidades dos protocolos da Internet, bem como a sua especificação, verificação, implementação e desempenho.
Abordar as questões de segurança em redes teórica e, eventualmente, prática.
Os estudantes serão convidados e provocados a realizarem laboratórios de experimentos, com o objetivo de consolidar os conceitos de rede apresentados e assim fomentar a curiosidade e interesses sobre as redes de computadores com maior profundidade

Público (esperado, mas não limitado a estes grupos):

Estudantes universitários
Profissionais de TI e áreas correlatas
Entusiastas

Pré-requisito (desejável):

Conhecimentos básicos sobre redes de computadores
Vontade de aprender!

Você já se perguntou o que faz a Internet funcionar?
Ou Quais são as questões de segurança nas redes de computadores?
Ou o que acontece ao apertar o botão de chamada do seu smartphone?
Ou como minhas mensagens não são interceptadas por terceiros?
Ou o que posso fazer para me proteger ao usar as redes de computadores?

Quer adquirir este tipo de conhecimento que lhe permita entender e, possivelmente, implementar a Internet e suas questões de segurança?
Se sim, este é o curso certo para você dar os primeiros passos!

• Introdução às redes de computadores
  • As camadas de rede: Física, Enlace, Redes, Transporte e, Aplicação
  • Introdução a segurança em redes
  • Teoria/Prática: criptografia, troca de chaves, segurança de e-mails e web, técnicas de hacking e de anti-hacking.

Bruno possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2012), Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015 e 2019). Foi professor no Departamento de Computação e Sistemas - Decsi da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019-2022). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (2022-atual). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, redes de sensores sem fio, Internet das Coisas (IoT), computação móvel / ubíqua, fusão/análise de dados, Modelagem Computacional para CAD (Computação de Alto Desempenho), processamento paralelo (GPU, MPI, OpenMP). Atuando ativamente no desenvolvimento de técnicas e tecnologias nas áreas de interesse.