Capacitação em Introdução aos clusters Kubernetes

Modalidade: Online

Turno/Horário: Segunda e Quarta | 9:00h às 12:00h

Período: 06/11/23 a 04/12/23

Professor (a): Dionisio Machado (ICMC - USP)

Informações e Inscrição em:

Inscrição Aqui!

Básico/Introdutório

Introduzir os conceitos de orquestração e manipulação de contêineres utilizando Kubernetes

Alunos ou pessoas que tenham noções básicas de funcionamento de redes de computadores e manipulação de linguagem de linhas de comando (bash/shell).

Com a customização de serviços e o advento de novas tecnologias para o desenvolvimento de aplicações, como desenvolvimento de microserviços, realizar a orquestração e manipulação de conteiners é essencial e um diferencial no mercado de trabalho.  O Kubernete é uma plataforma de orquestração de containers de código aberto que automatiza grande parte dos processos manuais necessários pa

ra implantar, gerenciar e escalar aplicações em containers.

• Visão geral Kubernetes;

• Criação de clusters;

• Namespaces e pods;

• Deployment;

• Service;

• Persistência de dados;

• Configuração de maps e secrets.

Prof. Dr. Dionisio Machado Leite Filho, possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012 e 2016, respectivamente). Atualmente é professor adjunto IV na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Está vinculado ao programa de mestrado em computação aplicada (MPCA-FACOM) onde atua com desenvolvimento de aplicações distribuídas aplicadas à agricultura e aplicações distribuídas para cidades inteligentes. Possui projetos de pesquisa na área de blockchain. Tem participação ativa na área de pesquisa distribuída, com publicações em conferências e journals da área. Tem atuado como membro de TPC de conferências como a SBSeg e SBPC. Tem experiência nas áreas de: computação em nuvem, computação em névoa, virtualização e orquestração.