Capacitação em Introdução aos Algorítimos

Informações em:

Inscrição em:

Básico/Introdutório

Introduzir técnicas de análise e projeto de algoritmos.

1 - Analisar a complexidade e corretude de algoritmos.
2 - Estudar algoritmos básicos de ordenação.
3 - Estudar técnicas algorítmicas iterativas e recursivas.
4 - Desenvolver algoritmos eficientes para solucionar problemas do mundo real.
5 - Fomentar a curiosidade e o interesse na área de algoritmos.

Estudantes de nível médio ou superior que desejam aprimorar suas técnicas de desenvolvimento de algoritmos. Profissionais que necessitam desenvolver algoritmos eficientes e eficazes para solucionar problemas do mundo real.

Você já se deparou com problemas do mundo real e pensou como resolvê-lo por meio de um algoritmo? Se sim, então você percebeu que essa não é uma tarefa fácil, pois o processo envolve várias questões, tais como: a técnica utilizada, a análise da eficiência do algoritmo, e a garantia da sua corretude. De fato, essas questões impactam todas as áreas da computação, incluindo Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Redes de Computadores, etc. Esse curso é para você que deseja aprender técnicas para o desenvolvimento de algoritmos e aplicá-las em sua área de conhecimento.

Introdução à análise de algoritmos (eficiência e corretude). Algoritmos para classificação interna. Técnicas de projeto eficiente de algoritmos: recursão, divisão e conquista, programação dinâmica, programação gulosa, e backtracking.

Felipe Fernandes é Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Computação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Recebeu seu doutorado (2022), mestrado (2018) e bacharelado (2016) em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também foi professor substituto (2019-2020). Participou de mobilidade acadêmica na Polytech Nice Sophia-Antipolis, na França (2015-2016). Desde a graduação, tem investigado algoritmos eficientes para problemas de otimização, com foco naqueles em que duas ou mais funções de otimização precisam ser consideradas simultaneamente. Seus tópicos de pesquisa incluem, mas não são limitados a, otimização multi-objetivo, computação evolucionária, meta-heurísticas e hibridização.