Capacitação em Criando seu chatbot: projeto de chatbots para aplicações comerciais

Português, Brasil

INFO  

Curso: Criando seu chatbot: projeto de chatbots para aplicações comerciais

Carga Horária: 30h

Modalidade: Online

Turno/Horário: Sábado | 9:00h às 17:00h

Período: 11/11/23 a 02/12/23

Professor (a): Marlo Vieira (IC-UFBA)

 

Informações e Inscrição em:

https://bit.ly/ufba-tomorrow-novembro

Inscrição Aqui!

 

NÍVEL DO CURSO

Básico

 

OBJETIVOS DO CURSO 

Permitir a criação de chatbots simples e eficazes, mesmo sem conhecimentos avançados de computação.

  

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?

O curso é voltado para pessoas com pouca ou nenhuma experiência de programação interessadas em desenvolver chatbots e agentes conversacionais para aplicações comerciais. Discutiremos técnicas e ferramentas para o projeto e implantação de chatbots para empresas, usando regras, diagramas de conversação e técnicas baseadas em Inteligência Artificial. Assim, o curso é adequado a profissionais de marketing que desejam melhorar suas habilidades e aprender a criar chatbots para interagir com os clientes em sites e mídias sociais, empreendedores que desejam implementar chatbots em seus negócios para melhorar o atendimento ao cliente, economizar tempo e aumentar a eficiência, estudantes que desejam adquirir habilidades práticas em chatbots e tecnologia de IA, ou qualquer pessoa que tenha interesse em entender o mundo dos chatbots e como eles podem ser criados para diversas finalidade

 

 

POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO? 
 

Chatbots (ou agentes conversacionais) são ferramentas essenciais para o atendimento ao público e funcionam como interface de obtenção de dados para otimizar o atendimento e resolução de problemas, garantindo eficiência e menor tempo de resposta ao usuário. Assim, a utilização dessas ferramentas pode ser um diferencial para o negócio de uma pequena e média empresa. A criação de chatbots efetivos para áreas diversas, entretanto, necessita de profissionais capazes de integrar as tecnologias existentes com o conhecimento do domínio ou do negócio, que permita o projeto de um fluxo efetivo de comunicação.  A capacidade de criar chatbots está se tornando uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, especialmente em áreas como marketing, atendimento ao cliente e tecnologia, dessa forma a participação no curso pode: aumentar as oportunidades de emprego; permitir a automatização tarefas repetitivas, economizando tempo e recursos; usar chatbots para inovar seus modelos de negócios, oferecendo um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes; criar chatbots personalizados de acordo com suas necessidades específicas ou das empresas em que trabalha.

 

EMENTA

Introdução aos Chatbots: O que são chatbots e por que são importantes;
Casos de uso de chatbots e Tipos de Chatbots;
Planejamento e Design de Chatbots: objetivos e público-alvo, personas, fluxo de diálogo;
Construindo Chatbots sem Codificação: plataformas de chatbot sem codificação, respostas automáticas e respostas condicionais, Integração com mídias sociais e sites;
Introdução ao Processamento de Linguagem Natural (PLN) para chatbots;
Implantação e Melhoria Contínua: Monitoramento e análise de desempenho;
Estratégias de melhoria contínua.

SOBRE O PROFESSOR

Marlo Souza é professor adjunto do Departamento de Computação Interdisciplinar do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia trabalhando nas áreas de Teoria da Computação e Inteligência Artificial e participa do PGCOMP como professor permanente orientando trabalhos de mestrado e doutorado nas linhas de Computação Teórica e Aplicada, com foco em Lógica, Processamento de Linguagem Natural e Computação e Educação. Participa dos grupos de pesquisa FORMAS, Onda Digital e ToLOCA com trabalhos em: Extração de Informação em Língua Portuguesa, Revisão de Crenças e Raciocínio Não-monotônico, Lógicas Dinâmicas, Formação de Professores em Computação